COMPRAS PELA INTERNET - ATENÇÃO




Compra pela Internet exige cuidados e atenção redobrada
Publicado em: 29/08/2007

Por: Linha de Código


Saiba como se proteger quando adquirir um produto pela Web
O mercado de e-commerce está em ascensão. Números recém divulgados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) e da e-bit, apontam que o Brasil já atingiu a marca de 8,1 milhões de compradores de comércio eletrônico no primeiro semestre de 2007, crescimento de 16% em relação a 2006.
Para o período de festas, a previsão também é otimista. As lojas online devem faturar R$ 1 bilhão, crescimento de 45% sobre o Natal do ano passado, quando as empresas faturaram R$ 693 milhões. Há uma tendência de os hackers se aproveitarem de eventos e datas comemorativas para burlar a fragilidade das assinaturas tradicionais de segurança, que não conseguem identificar os ataques a tempo de impedi-los.
Com o aumento do acesso às lojas online, as tentativas de fraude também crescem e é necessário que os usuários fiquem atentos ao requisito de mais importância no processo de compra: a segurança. Segundo Marcelo Bezerra, gerente de soluções para América Latina da IBM Internet Security Systems, uma das formas de se proteger dos ataques é a atualização do sistema de proteção do computador, principalmente quando efetuar a compra via cartão de crédito. “Quando utilizar o cartão assegure-se que seu computador está protegido. Isso significa Windows ou Linux modernos, browser Internet - seja ele qual for - atualizado, antivírus atual e personal firewall em operação.”
Além de manter o computador protegido é muito importante conhecer a loja em que está adquirindo o produto. Outro ponto de atenção é não cair em promoções imperdíveis. “Os consumidores devem tomar cuidado quando comprar de lojas desconhecidas, sobretudo se o preço for muito baixo. Na dúvida, é recomendável fazer uma pesquisa na Internet.